O
valor de um blog está em sua autenticidade, exclusividade e regularidade. O
segredo está em disseminar conhecimento onde a mídia oficial não chega por não poder ou não querer chegar.
Os blogs vieram trazer luz à sombra, não só em termos
dos acontecimentos, mas das versões sobre esses. Essas ferramentas vieram
complementar os fatos e as opiniões do mundo e, quando assim o fazem, geram
valor para a sociedade.
Assim, a mídia faz uma espécie de feijão com arroz,
do qual já estamos acostumados e os blogs vêm adicionar muito tempero. Em
muitos casos se tornam tão importantes que são assumidos pela mídia
tradicional, ou passam a exercer influência sobre ela. Entretanto, de modo geral, os blogs vieram para iluminar a sombra deixada pela mídia oficial.
Portanto, o maior erro dos blogueiros é querer ser a Mídia.
A mídia em seu foco é competente, ou se não é, tem
força para correr atrás, há dinheiro, capacidade, influência, etc. Um blog
precisa gerar valor naquilo em que a mídia não consegue!
O blog veio para dar um contra-ponto na mídia
tradicional e não acabar com ela – porém, obriga-a a se repensar, com certeza.
Os leitores vão aderir e ir para um lugar – digamos
mais alternativo – a procura disso: diferença, tesouros, esconderijos, reserva,
mistério, segredos, informação privilegiada, autenticidade, curiosidade, tudo
que estão sedentos em ter e não há por aí. Caso não tenham isso nos blogs,
preferem o tradicional.
É bom observar: o leitor de um blog deve romper com
um hábito, ir atrás de algo novo, fora dos seus costumes.
Este esforço precisa ser compensador, senão o blog
tende a ficar ilhado, perdido e acaba sumindo por falta de náufragos a
visitá-lo. São raros os blogueiros que não querem público!
Quais as características que um blog ideal deveria ter?
Um nicho –
a maior parte dos blogueiros acerta neste ponto. Todo blog precisa ter um nicho, uma especialização, sendo o
blogueiro um especialista na opinião ou no conhecimento. Porém, é preciso perceber que uma audiência de blog de nicho não
pode ser avaliada apenas por quantidade, mas pela qualidade dos visitantes
dentro do nicho escolhido.

Um sentido de valor para
quem o acompanha. O seguidor deve sentir que está
valendo a pena acompanhar o blogueiro, que há novidade, não mesmice ou perda de
tempo. Deve ficar claro: a missão está sendo bem cumprida e o conteúdo é
relevante. É uma relação de sinergia.
Sensação de
pertencimento/diálogo. O blogueiro precisa quebrar a mídia
vertical, deve conversar com seus leitores, deixá-los se expressar livremente e
ponderar as opiniões. E mudar os pontos de vista ao conhecer idéias melhores!
Saber ler as preferências dos leitores e, quando achar interessante, segui-los,
ir com eles para o lugar, cumprir a sua missão.
Regularidade. Um
blog que não é atualizado é um blog morto. Simples assim.
Adaptado de Carlos Nepomuceno (carlos@nepo.com.br)
é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora
Campus), editor do blogNepo.com.br - Veja artigo original
Nenhum comentário:
Postar um comentário